Mãe que se converteu ao islamismo e mudou-se para a Síria revela vida era ‘o oposto do que eles prometeram’

Uma mulher belga, que se converteu ao islamismo e mudou-se para a Síria depois de se apaixonar por um homem que ela conheceu em um supermercado, alertou outras mulheres para não cometer o mesmo erro. Laura Passoni, 30, voltou desiludida no ano passado, mas só recentemente se reuniu com seus filhos após um inquérito exaustivo feito por assistentes sociais belgas.

Ela estava trabalhando em um supermercado da cidade belga de Charleroi, quando ela conheceu seu futuro marido, Osama Rayan, que era de origem Tunisina.

3394554100000578-3561086-image-a-43_1461748065611.jpg
Laura Passoni (foto) levou seu filho de quatro anos para a Síria e também o filho mais novo, nascido do casamento com Osama.

Ela disse que só quando mudou-se para a Síria que entendeu que as promessas do ISIS foram falsas. Laura disse: “não fui forçada a se tornar um muçulmano, eu estava convencido. Você só se lavou, como tentar enfrentar uma queda de água.”

Ela disse que ela caiu se apaixonou por Osama e concordou em voltar com ele para a Tunísia e eventualmente para a Síria. “Decidi que queria fugir quando percebi que havia um risco muito real de meu filho tornar-se um terrorista” Laura Passoni viviam em Bab-al, perto da cidade de Aleppo, entre 2014 e de 2015 de março.

Ela disse: “Eu fui lá por vontade própria e voluntariamente, me converti para ser uma muçulmana e então eu estava radicalizada e me convenci de que o era apenas o califado o lugar para mim e minha família para viver. Quando eu cheguei lá, porém, eu descobri o significado do terror.”

Ela disse que tinha que ficar confinada dentro de casa e tudo que ela podia fazer era a limpar e cozinhar e só estava autorizada a sair quando ela estava vestida em uma burca e com seu marido.

Laura levou seu filho de quatro anos de um relacionamento anterior, e também  o filho que ela teve com seu novo marido. Ela retornou à Bélgica em março de 2015 e passou por inquéritos policiais e serviços sociais antes de finalmente estar reunida com seus filhos.

Falando sobre a vida sob ISIS, ela disse: “não havia nenhum imposto a pagar, cuidados de saúde eram livres e eles usavam um monte de medicina alternativa, curas nunca vistas nos cuidados de saúde europeu. Mas mesmo assim, a vida lá era muito cara, e o dinheiro não era suficiente.”

Ela disse que ela nunca foi tratada de forma violenta, mas ela se sentia como uma prisioneira. Passoni disse: “eu estava proibido de fazer tudo, só tive que cuidar da casa e dos filhos. Eu não podia sair de casa ou usar a internet sem a presença de um homem”.

“Comecei a ficar com  muito medo de que eles podiam tirar meus filhos. Foi exatamente o oposto de o que prometeram na propaganda do califado. Decidi que queria fugir quando percebi que havia um risco muito real de meu filho pode acabar sendo um terrorista. “

Ela conseguiu um celular e foi capaz de se comunicar secretamente com seus pais, Pascal e Antoinette, por mensagem de texto. Ela conseguiu escapar, pela Turquia, mas se recusou a dar detalhes por medo de colocar os outros em perigo.

Alguns relatos da imprensa belga sugerem que houve uma negociação entre as autoridades de Bruxelas e jihadistas na Turquia, que atuou como intermediários.

Depois de retornar da Síria ela foi presa pela polícia, mas quando ela mostrou que seu remorso era genuíno ela recebeu liberdade condicional  de cinco anos de e foi multado em 15.000 euros. Ela também foi proibida de usar todas as redes de mídia social.

Assistentes sociais belgas tomaram seus filhos durante três meses, antes de eventualmente entregá-los aos seus avós. Ela disse:  “Eu aceito a punição. Para ser honesta, foi um alívio em comparação com o inferno que eu passei na Síria.”

Agora ela é capaz de ver os filhos novamente. A senhora Passoni agora está fazendo campanha contra ISIS e ela recentemente dirigiu uma reunião pública no distrito de Molenbeek em Bruxelas quando ela disse: “meu conselho para as mulheres jovens é se você está considerando fazer  isso, NÃO FAÇA.”

Deixe um comentário

