Uma jovem Yazidi relata os estupros infernais cometidos pelo Estado Islâmico

Meninas Yazidis  foram “vendidas” por alguns maços de cigarros.

Citações de “Birvan” para Discussão sobre Shabaab (A Palavra para a Juventude), programa apresentado por Jaafar Abdul, 22 de março de 2016.

  • “Eles podiam vir e pegar qualquer garota sem pedir a opinião dela; se ela se recusava, eles tinham o direito de matá-la ali mesmo”
  • “Quem entrava no quarto e encontrava alguma do seu gosto poderia dizer ‘vamos lá’.”
  • “Havia 48 milicianos do Estado islâmico na casa e fomos duas meninas, duas meninas yazidis. “
  • “Que hospital? Bateram-me ainda mais mais!
  • “Eu não me importava de ser capturada. Fugir ou morrer era melhor do que ficar lá “.

Uma entrevista recente, realizada em árabe com uma jovem Yazidi, escrava sexual do Estado islâmico, foi transmitida em 22 de março de 2016 DW. A menina foi o convidada da “Discussão Shabaab” (A Palavra para a Juventude) liderada por Abdul Jaafar.

A menina que falou usando o pseudônimo Birvan, foi capturado com a idade de 15 anos e sofreu muitos meses de escravidão antes de conseguir escapar. Ela tem 17 anos hoje. Tudo o que se segue é uma síntese de sua entrevista na televisão:

Os yazidis foram interrompidos por quatro milicianos do Estado Islâmico, enquanto fugiam de sua aldeia devido à guerra, na estrada perto de Tel Affar, Iraque. Os homens juraram que nenhum mal cairia sobre eles se os yazidis concordassem em cooperar e responder à algumas perguntas, eles podiam até regressar à sua aldeia em paz. Questionado sobre o número de fugitivos, Birvan falou que haviam 95 homens e suas famílias – “muitas, muitas mulheres e crianças.”

Pouco tempo depois, chegaram mais 17 carros do ISIS “cheios de homens”. Os homens tornaram-se agressivos e ordenaram que os Yazidis que se reagrupassem. Eles, então, separaram os homens das mulheres. Eles levaram os homens para longe, e Birvan encontrou-se separada do pai, irmãos e tios. Mulheres e crianças estavam enrolados em diferentes edifícios.

Os milicianos do Estado Islâmico disseram que eles estavam apenas levando os homens para outro local. Mas uma vez que eles estavam fora de vista, Birvan ouviu inúmeros disparos; “O som dessas explosões nunca vai me deixar.” Mais tarde, ela viu o corpo de seu pai; ela nunca viu seus irmãos e tios, mas ela acredita que eles estavam todos mortos.

As mulheres foram então transferidas em lugares diferentes, e não ficavam muito tempo em cada um. Birvan poderia, no entanto, manter-se próxima à sua mãe. Os milicianos do Estado Islâmico vinha regularmente intimidar as mulheres, disparando tiros para o ar e gritando “Allah Akbar” (“Alá é o maior”). “Nós estávamos tão apavoradas que agarrávamos uns contra os outros”, disse Birvan.

Birvan acrescenta que os homens do Estado islâmico ameaçou mulheres: “Se um de vocês tenta escapar da matança … Minha mãe sempre me manteve perto dela, com medo depois de perder seu marido, seus filhos e seus irmãos, ela também poderia perder-me. ”

Mas o dia da separação acabou chegando; Birvan e sua mãe foram separados pela força, e os adultos, as mulheres idosas levadas para outro lugar:

“O momento mais difícil foi quando nossas mãos foram separadas à força. Foi a coisa mais cruel, não só para mim, mas para todas as meninas e também crianças. Eles mataram uma mulher que tentou resistir.”

Todos os meninos mais de seis anos foram enviados para um campo militar, provavelmente para ser convertido ao Islã e se tornar os combatentes Estado Islâmico.

Birvan e um grupo de meninas e mulheres com idades entre 9 a 22 anos, em seguida, mudaram-se para um outro local de detenção em Mossul:

“Lembro-me de um homem de cerca de 40 anos. Ele caminhou para nós e agarrou uma menina com idade de 10. Ela resistiu, e ele espancou severamente usando pedras. Ele teria aberto fogo se ela não o seguisse. Tudo foi realizado contra sua vontade”.

Em Mosul, Birvan se encontrava com 5000 mil yazidis em escravidão. “Eles podem vir e tomar uma menina contra a sua vontade; se ela se recusou, eles iriam matá-la no local.”

“Eles costumavam vir e comprar uma menina que não tinha preço; Quero dizer que eles nos disse: ‘você será Sabiya [escrava sexual e espólio de guerra], você são vendidos sem um preço’, o que significava que elas não tinham nenhum valor intrínseco e poderia ser ‘vendida’ ou trocados por alguns maços de cigarros.”

“Um homem podia entrar na sala, se quisesse, e apenas dizer ‘vamos lá ‘.”

Quando chegou sua vez e um homem disse “vem”; “Eu recusei e resisti e ele também me bateu.” Ele pagou para a compra de Birvan e arrastou-a à força para sua casa, que havia pertencido a uma família Yazidi. Para sobreviver, ela lhe deu satisfação.

Quando perguntada sobre o homem, ela disse, “era simplesmente abominável, realmente. Se você o visse, não tem diferença entre ele e um animal. Na verdade, os animais têm mais compaixão em seu coração que estes [Estado islâmico].”

Quando Jaafar Abdul procurou detalhes de sua vida diária, Birvan mostrou sinais de desconforto. Ela fez uma pausa, disse a palavra “estupro” repetidamente. Em um ponto ela deixou escapar: “Havia 48 soldados do Estado Islâmico naquela casa e eramos duas meninas – duas meninas yazidis -“. Ele nos diziam “Usem sua imaginação.”

Ela contou como eles tinham uma vez levado a amiga para uma sala adjacente: “você não poderia começar a compreender o que estava acontecendo lá!” Ela ouviu seu amigo gritando seu nome e dizendo “Por favor, me ajude, me salve!”

O único pensamento recorrente que ela tinha era “Que mal fez estas crianças – ou eu -?  O que fizemos para merecer tudo isso? … Eu perdi o meu pai e os irmãos, e, em seguida, até a minha mãe foi tirada de mim … Nós éramos apenas crianças . Qualquer garota mais de 9 anos de idade, eles a levaram – estupraram”.

Birvan tentou se suicidar quatro vezes. Uma vez, ela engoliu 150 comprimidos encontrados na casa; que droga era? Ela nunca soube. Ela sofreu envenenamento, mas não está morto. Abdul perguntou se o tivessem levado para o hospital. “Que hospital? Eles só me batiam ainda mais.”

Ela também engoliu a gasolina e cortou os pulsos. “A vida era um pesadelo”, ela disse.

Ela diz que as mulheres yazidis foram obrigadas a usar burcas quando viajavam fora para, principalmente, esconder quem elas eram. Eles também forçou as meninas se vestir escassamente. “Tudo para poder ficar mais fácil para eles”.

Quando perguntado se ela tinha rotina diária, ela responde: “Todo dia eu morri uma centena de vezes e mais. Não apenas uma vez por dia. Eu estava morrendo a cada hora que passava, a cada hora … Eu estava morrendo de acidentes vasculares cerebrais, miséria, tortura.

Birvan, eventualmente, organizava sua fuga – “foi possível porque eu não me importava em ser capturada. Escapar ou morrer era melhor do que ficar lá. “

Outros Yazidis e outras mulheres não-muçulmanas não tiveram a oportunidade de fugir e ainda vivem sob o controle do Estado islâmico. Eles esperam que vamos salvá-las.

Escrito por: Raymond Ibrahim | Publicado em: Gatestone Institute

 

Deixe um comentário

